Pages

Subscribe:

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Fragmentos

Uma das principais perguntas que nos fazemos o tempo todo é: o que somos realmente e por que somos assim? Qual seria o motivo que nos leva às vezes a agir sem pensar, de forma autônoma diante de determinadas situações? Porque penso de determinado jeito, enfim, o que me leva a ser exatamente como sou?  
Muitas pessoas tentaram, e ainda hoje tentam responder a essa pergunta. Entram em cena conceitos como essência, determinação social, e tantas outras coisas que tentam elucidar tal questão. Contudo tenho pra mim que somos feitos de fragmentos, como um grande mosaico. Tudo que vivemos, e o que já aconteceu mesmo antes de nós existirmos, tudo influi sobre nós e de alguma forma determina o que somos e as atitudes que tomaremos.
Contudo não precisamos necessariamente apenas um mero produto de nossa educação em casa, nos locais de socialização, não precisamos ser passivos diante dessa influência e dessa determinação. Podemos e devemos fazer nossas próprias escolhas, escolher nosso próprio caminho pois é isso que nos humaniza, o poder de agirmos contra os nossos instintos e tomarmos decisões pensadas...

2 comentários:

  1. Querido amigo!

    Mais um presente que nos dá com este novo espaço, para saborearmos e sorvermos a delicia dos seus textos.
    O conceito que tenho sobre educação no ser humano são duas: a herdada e a adquirida.
    A herdada é nata, o indivíduo já nasce com uma boa estrutura do caráter.
    A adquirida é a construção do caráter na expressão da família, social, cultural, etc
    Portanto, ambas não deixam de ser fragmentadas... E a reunião desses fragmentos que são o alicerce para a edificação...

    Parabéns.

    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu Anjo, claro que minhas viagens nem se comparam ao que você escreve, mas eu sempre tento... e sim concordo plenamente com você também opto por uma via mediana, nem tão cartesiano a ponto de achar que tudo é inato e nem tão rousseauniano a ponto de achar que tudo é adquirido e o homem e só um quadro em branco... por isso mesmo existe a via de fuga e a possibilidade de irmos contra tudo que aprendemos... bjos deste Anjo que te admira.

    ResponderExcluir