Pages

Subscribe:

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

(Re)começar após o Caos

A mitologia Hindu tem entre o seu panteão de divindades uma bastante interessante a deusa Durga-Kali, considerada a Deusa da morte e da destruição, também é venerada como uma bondosa Mãe e mantenedora da vida por seus seguidores.

Os dias de Kali são dias onde a Deusa em sua forma vingadora destrói com os ímpios, os maus, o dia onde ela põe fim na maldade trazendo o castigo e o caos, contudo a fúria da grande mãe não é eterna, logo entra em cena Durga, a mantenedora da vida, daí tem-se um recomeço, começa-se outro ciclo de existência e a Vida volta a reinar.

Por trás deste interessante paradoxo que representa a dupla personalidade de Durga-Kali temos uma grande lição que a natureza nos dá e que podemos tirar grande proveito pras nossas vidas: às vezes para que algo inteiramente novo e melhor surja aquilo que é velho tem que ser completamente aniquilado. É necessário que o que é velho morra para que aquilo que é novo tenha espaço. Da mesma forma que se a semente não morrer não haverá flor, muitas vezes é necessário que passemos por situações das mais diversas onde nos vemos em meio ao Caos completo para que possamos chegar a um lugar melhor.

Contudo poucos conseguem enxergar no Caos uma possibilidade de recomeçar, preferem encarar as dificuldades e obstáculos que a vida nos impõe como uma barreira intransponível ao invés de olhá-las como uma chance de se tornar uma pessoa melhor e chagar a um lugar melhor. Os momentos fáceis da nossa vida nos dão descanso, mas é em meio ao Caos que a nossa força é realmente testada.
A mitologia hindu e a história de Durga-Kali nos trazem uma lição que a Natureza esfrega aos nossos olhos a todo o momento, estamos em eterno devir e o Caos é apenas uma etapa necessária em nossa caminhada para nos tornar-mos seres humanos melhores. Contudo o Caos não é eterno e como na história de Durga-Kali é possível recomeçar após o Caos.

Um comentário:

  1. Nomes que dão aos sentimentos através do mito..
    Druga-Kali, é um arquétipo como todos os deuses mostrando-se a dualidade bem e mal, que não é mal em si.
    Mas para findar um ciclo ele tem que ser destruido, queimar a plantação antiga... para surgir a nova! Tudo é movimento.
    Belo texto como tudo que vc escreve... sempre superando-se.

    Bjsss

    ResponderExcluir