Pages

Subscribe:

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Causa e Efeito

“Você é a causa do mal, o princípio de tudo, o motivo do caos que você tanto odeia.” Essa afirmação é o trecho de uma música de uma banda de rock cristã chamada Fruto Sagrado e traz em si uma grande verdade. É curioso como na vida temos uma tendência a reclamar quando as coisas não saem como nós esperamos, quando a situação foge do nosso controle ou quando o resultado obtido não é o esperado.
Em situações como esta procuramos um culpado, uma terceira pessoa em quem pôr a culpa, queremos nos eximir de nossa responsabilidade e achar no outro a culpa do nosso aparente fracasso.
É mais conveniente achar no outro a culpa e manter nossa mente “em paz”. Um exemplo prático está no indivíduo que critica a corrupção de nossos governantes no Planalto Central e paga propina ao PM pra não ter a sua habilitação apreendida em uma blitz por exemplo, ou o indivíduo que critica o ladrão que rouba milhões de reais mas se acha esperto por não falar nada quando percebe que recebeu troco a mais no ônibus.
O moralismo e a hipocrisia imperam, não existe diferença do cara que fica com o troco errado para aquele que rouba milhões dos cofres públicos, pelo menos não no ato moral, nós que escalonamos levando em consideração as conseqüências,as mas será que aquele que embolsa os três reais do troco do ônibus e que critica o policial corrupto ou o banqueiro ladrão não faria a mesma coisa se tivesse oportunidade?
Não se trata de natureza humana nem algo metafísico, a questão é tão somente de bom senso, o problema não está no outro, na terceira pessoa, no policial corrupto, no juiz ladrão ou no político desonesto e sim em nós. Se você está imerso no caos provavelmente o maior dos responsáveis, e quiçá o único responsável é você mesmo. Como diria a lei da física – toda ação traz consigo uma reação de igual força e sentido contrário – ou como diz a Bíblia “o que o homem semear ele também vai colher”.


                                     

2 comentários:

  1. Meu querido Arcanjo!

    Aqui vc trata do crime moral... a intenção é que gera a ação... Tudo começa no cárater defeituoso... é o mesmo crime "aquele que se dá bem", no erro de um troco ou algo bem imenso... deparamos com muitas deformações vinda de dentro!
    Belo texto!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado minha flor, o falso moralismo e a hipocrisia são máscaras bem convenientes que usamos para esconder nosso verdadeiro caráter. O ato moral é muito mais importante que o ato em si. Não existe roubo pequeno, existe tão somente o roubo... Me irrita profundamente o falso moralismo de alguns que como disse um cara muito esperto uma vez se referindo a lideres religiosos de sua época: "Assopram o cisco no olho alheio e se esquecem da trave nos próprio olho..."

    ResponderExcluir