Pages

Subscribe:

domingo, 10 de outubro de 2010

Das diferentes formas de Amor



O que nós chamamos simplesmente de Amor, no original grego existem três vocábulos diferentes para distingui-lo.

 O primeiro é Eros, identificado com o amor carnal entre um homem e uma mulher, e suas variantes tais como: paixão, desejo, tesão e toda e qualquer forma de atração que predomine o físico. Essa forma está bastante em alta nos últimos tempos, reflexo de uma sociedade extremamente narcisista, individualista e hedonista que tem na busca da satisfação de seus prazeres o objetivo maior de sua infeliz existência. Geralmente relacionamentos baseados nessa forma de “amor” seja ele qual for tem pouca duração, já que na medida em que minhas necessidades de prazer não estão sendo correspondidas eu desisto e busco um outro objeto de prazer, afinal o que importa nessa forma não é o Nós, e sim o Eu, eu sou o todo e o outro tem como único objetivo me satisfazer, então me acostumo ao mesmo tempo usar e ser usado.

 A segunda é Philia, termo grego que é identificado com a amizade ou amor fraternal. Não se aplica a uma relação de troca de interesses ou favores, não vê a necessidade de ser sempre satisfeito em suas vontades, não necessita que o outro seja igual a ele, geralmente cresce nos momentos de maior crise e após a crise ser superada vê-se que o sentimento se solidificou. Um judeu muito sábio, o Rei Salomão referindo-se a essa forma de amor disse “Existem amigos melhores que irmãos”, e Davi, um dos maiores reis que Israel já teve, ao lamentar a morte de Jônatas, seu melhor amigo disse “ Jônatas, seu amor(philia) me era melhor que o amor(eros) das mulheres”.  Se fizermos uma escala de Sentimentos essa forma de Amor vai ser considerada mais sublime por muitos, ou quase todos, filósofos da antiguidade já que Eros está mais ligado aos sentidos sendo assim considerado mais “animal” que “racional.” 

A terceira e última delas é Ágape, a mais sublime de todas as três, é um amor tão forte que está identificado com o Divino. São Paulo ao falar do amor Ágape disse o seguinte: O amor (Ágape) é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor  jamais acaba.”  Um amor que vê as necessidades do outro antes mesmo das suas, que está disposto a se sacrificar pelo bem do próximo, não apenas de conhecidos mas também de quem nunca se viu. Pouquíssimas pessoas na história foram capazes de demonstrar de forma, não digo plena pois a forma plena do Ágape é um atributo único do Divino, mas da forma mais ampla possível para um ser humano essa forma de amor. E essas pessoas foram marcos e exemploes até hoje, nomes como: S. Francisco de Assis, Madre Tereza de Calcutá, Gandhi, Sidarta Gautama e Jesus Cristo, independente do credo religioso, foram capazes de cada um ao seu próprio modo chegarem ao ponto de se aniquilarem a fim de verem o bem do próximo. Àqueles que dizem não ser possível ser diferente, nadar contra a maré viverem uma vida mais digna e se fazerem dignos do epítetos de humanos, estão aí esses seres que foram humanos como nós e escolheram viver um estilo de vida que o mais importante não é o que tenho e sim o que sou, não importa o que desfruto e sim o que posso doar pra fazer meu semelhante ter uma vida mais digna. Essas pessoas especiais estão aí como um convite e um desafio para sermos realmente humanos...

2 comentários:

  1. Querido Arcanjo!

    Sempre tecendo bons textos...
    Que visão peculiar deste verbo Amar que é um sentimento universal inerente no ser humano.
    Três formas na definição grega: o primeiro
    o carnal, dos sentidos, da confusão, das torturas, da ilusão; o segundo mais ameno amizade, carinho que nos levam trilhar caminhos do entendimento e compreensão. E o terceiro é o espiritual que é a união dos dois primeiros assimilados que se origina a Paz tão almejada.

    Beijos de Luz

    ResponderExcluir
  2. obrigado minha linda, que bom q gostou bjos...

    ResponderExcluir