Pages

Subscribe:

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Lidando com a Frustração


E então mais uma vez você se encontra diante da mesma situação. Seu lindo castelo desmorona na sua frente e não há nada que você possa fazer pra mudar isso. No começo a dor, a frustração, o desespero, a raiva, tudo amalgamado. Porque? Como? Eu dei o melhor de mim, o melhor não é suficiente? Eu não sou suficiente? Até quando isso vai acontecer?

Depois um sentimento de cansaço enorme, a vontade de mudar radicalmente, se transformar em outra pessoa, afinal – você pensa – não vale a pena ser assim. Muitos realmente mudam alguns não gostam do que se transformam e voltam atrás. Outros se perdem nas dobras e descaminhos que a vida nos apresenta.
Para os que conseguem voltar o terceiro estágio recolher os cacos, o entulho do lindo castelo de cartas que desmoronou e com o que sobrou começar a construir um castelo novo, afinal já dizia algum ilustre desconhecido “o show tem que continuar”. Mas agora você percebe, você lida melhor com a situação do que antes, por que será? A resposta é simples, amadurecimento.
Cada queda, cada crise, cada frustração traz em si uma grande oportunidade de aprender a se tornar um ser humano melhor se você estiver disposto a isso. Certa vez um cara muito, esperto chamado Heráclito de Éfeso disse “não se entra duas vezes no mesmo rio, pois cada vez que você entra o rio não é mais o mesmo e nem você...” esta é uma grande verdade.
Como o aço que é forjado pelo fogo, e precisa do calor ilimitado e do martelo do ferreiro pra atingir todo o seu potencial, assim somos nós. Não to sendo fatalista e nem querendo dizer que temos que aceitar os revezes da vida sem lutar, muito pelo contrário, devemos nos manter firmes e aprender com tudo o que a vida nos apresentar.
As quedas na vida serão inevitáveis, o que vai nos diferenciar não é a forma como lidamos com o sucesso, e sim a forma que agimos diante de um possível fracasso. Poucas coisas na vida são absolutas, e o fracasso com certeza não é uma delas para aqueles que conseguem ler nas entrelinhas deste grande livro chamado vida. Então que fazer quando tudo está confuso? A única coisa plausível de se fazer, continuar... é difícil mas ninguém nunca falou que viver seria fácil...

Um comentário:

  1. Meu querido Arcanjo!

    Usamos o mas puro e simples quando não valorizamos nossos próprios julgamentos. Ao ignorar "certos avisos", usamos a versão com vírgula: "Sim, mas..." Ao justificar nossas limitações, nós a perpetuamos. "Sim, mas..." quer dizer "aí vão minhas razões para justificar as minhas limitações e frustrações".
    O mágico é que sempre sabemos a resposta, mas gostaríamos de não saber!

    Belo texto como sempre.

    Bjsss

    ResponderExcluir