Pages

Subscribe:

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sobre o Tempo



Dias, minutos, meses, segundos, séculos e horas, enfim o Tempo. O tempo é algo que sempre nos preocupou, ele nos limita, nos cerceia, comanda nossa vida, nossos atos, condiciona nossa memória é através e por ele que nos conectamos ao mundo, o tempo é nosso “senhor”.
Nossa relação com esse “senhor” é das mais conflituosas possíveis, por vários motivos. Um deles é que o tempo não é uniforme, pelo menos não para nossa percepção. A forma como percebemos a passagem do tempo pode variar de acordo com nosso estado de espírito, nosso humor, o ambiente em que estamos inseridos, a atividade realizada, enfim o tempo, ou pelo menos a percepção da sua passagem é algo extremamente relativo. Um bom exemplo disso é como a percepção do tempo pode variar se você está numa fazenda, sem as pressões impostas pela acelerada vida urbana e se você está numa grande metrópole imerso em compromissos e responsabilidades com que a vida urbana nos oprime.
Os gregos tinham duas palavras para definir o tempo, Chronos e Kairós. O tempo chronos é este em que estamos inseridos, onde nós dividimos em passado, presente e futuro e através dele organizamos toda a nossa vida. É no tempo chronos que existem as mudanças, os conflitos, no tempo chronos se dão as guerras, as grandes revoluções, no tempo chronos se dão início às lendas e criam-se heróis e mitos, no tempo chronos desenrola-se a História, o tempo chronos é identificado com a mudança, é no tempo chronos que está nossa vida.
Contudo não é possível falar de vida sem falar de morte, a morte também está no tempo chronos. A morte, assim como a vida se dá aqui nessa dimensão de tempo em que estamos inseridos e a sua percepção, assim como a percepção da passagem do tempo também é relativa. Alguns acham que o tempo é uma prisão, estão cansados das vicissitudes e desafios impostos pela vida e encaram a morte como uma libertação, grande parte dessas pessoas tem uma perspectiva de enxergar a vida do prisma da eternidade, como diria o filósofo holandês Spinoza, buscam outra dimensão do tempo, o tempo kairós onde os limites de passado, presente e futuro não existe.
Na realidade o tempo como nós o pensamos não existe, tempo é apenas mais uma das muitas categorias que criamos para nos guiarmos em nossa jornada nesse mundo, o tempo só existe por que nós existimos sem o ser humano na terra não haveria necessidade do tempo. Nosso calendário por exemplo, nós ocidentais estamos no ano de 2011, pois segundo o calendário que usamos passaram-se 2011 anos desde que Jesus nasceu, o nascimento de Jesus Cristo é o marco para como nós enxergamos o tempo, contudo os judeus contam o tempo a partir da peregrinação de Abraão, o que faz com que contem o tempo de forma diferente, os muçulmanos a partir da saída de Maomé de Meca, isso sem falar que os meses podem ser solares ou lunares, os anos bissextos onde se acrescentam dias no calendário e etc..
Há muito tempo existe dia e noite, primavera, verão outono e inverno, e considerando que o tempo está identificado com a mudança pode parecer loucura que eu esteja falando que ele realmente não exista a não ser como um conceito, uma das muitas categorias que criamos para nos situar no mundo. Mas o que de uma perspectiva minimalista pode parecer que muda ao enxergarmos de um prisma mais amplo vemos que não é bem assim. Só é possível pra nós contar o tempo, enxergar a mudança, por que de um prisma mais amplo as coisas na natureza não mudam. Quanto mais nos afastamos do tempo chronos e tentamos apreender o tempo kairós através da abstração vemos que no fim das contas o que temos por mudança na verdade são permanências como bem oberservou o rei e pensador judeu Salomão: Uma geração vai, outra geração vem; mas a terra pra sempre permanece. E nasce o sol e põe-se o sol e volta para o lugar de onde nasceu.(...) O que foi isso é o que há de ser, e o que se fez isso se tornará a fazer; de modo que não há nada de novo debaixo do sol.”  


2 comentários:

  1. Querido Arcanjo!

    Estamos condicionados no tempo, ele é um conceito para a nossa mente. Não temos a noção do tempo/espaço ainda! Vivemos no mundo da atualidade... mas a alma quer amar em qualquer Tempo!

    O TEMPO PASSA? NÃO PASSA

    "O tempo passa?
    Não passa no abismo do coração
    lá dentro, perdura a graça
    do amor, florindo em canção.

    O tempo nos aproxima
    cada vez mais, nos reduz
    a um só verso e uma rima
    de mãos e olhos, na luz.

    O tempo é todo vestido
    de amor e tempo de amar.
    O meu tempo e o teu
    transcedem qualquer medida.

    Além do amor, não ha nada,
    amar é o sumo da vida.
    Pois só quem ama escutou
    o apelo da eternidade".

    Carlos Drummond de Andrade

    Beijos millllllllll

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo carinho meu anjo, sempre enriquecendo o meu espaço com seus comentários sempre cheios de ternura, espero que saiba q pode contar comigo a qualaquer tempo ele existindo ou não.... beijos deste Anjo, metido a poeta e cronista mas que te adora muito...

    ResponderExcluir