Pages

Subscribe:

terça-feira, 22 de março de 2011

A busca pela Glória


Conta-se, segundo a mitologia grega, que Aquiles em um dado momento teve que fazer uma escolha que decidiria o seu destino. Ele poderia ter uma vida longa e feliz e após sua morte seu nome seria esquecido, ou ele teria uma vida curta e cheia de glórias e seu nome ficaria eternizado pela posteridade. Ao receber essa proposta dos deuses Aquiles não teve dúvidas, escolheu a glória e a imortalidade, algum tempo depois foi lutar na Guerra de Tróia, sendo o personagem mais importante da guerra, conseguiu muitas vitórias, contudo sua busca pela glória o levou à morte e a mesma guerra que o imortalizou, paradoxalmente o matou.
A glória, ou a busca dela, tem um preço, muitas das vezes alto demais, no entanto muitos desejam pagar esse preço. Não medem esforços pra alcançar seus preciosos 15 minutos de fama, e os alcançando fazem qualquer coisa pra se manter no topo. Assumem os papéis mais deprimentes possíveis, jogam com outras pessoas, usam outros seres humanos como se fossem objetos, se colocam na posição de objetos tudo por um ridículo momento de fama.
O famigerado BBB é a mais pura expressão desse fetichismo produzido pelos holofotes. O circo dos horrores que esse programa traz a cada edição não tem limites. Todas as noites uma infinidade de coisas bizarras é esfregada em nossa cara e invade nossos lares. O que explica a audiência absurda que um programa imbecil como esse gera?
É altamente alienante, a impressão de um mundo perfeito gerado pela casa, altas festas, bebida, dança, enfim um mundo de prazeres ao estilo Ilha da Fantasia. Contudo a vida real não é assim, e pra estar nessa “Ilha da Fantasia” vale qualquer coisa.
Pra quem está lá dentro, com raras exceções, não existem limites para alcançar seus objetivos, as intrigas rolam soltas, conceitos e valores como lealdade, amizade, fidelidade tudo isso é posto em xeque e mandado às favas, relacionamentos relâmpago e coisas afins são apenas a ponta do iceberg desse zoológico humano.
O BBB é apenas um exemplo, talvez o mais patente, do grau de decadência alcançado por essa sociedade em que vivemos que busca o brilho da glória como insetos buscam a luz da lâmpada. No entanto como no caso de Aquiles o preço da glória pode ser a morte, talvez não a morte física, e sim a morte de valores dos mais básicos que norteiam nossa sociedade e sem os quais com certeza estaremos relegados ao Caos primordial.

0 comentários:

Postar um comentário