Pages

Subscribe:

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Terra das Aparências

Os índios Carajás contam a lenda de Tainá-Can (a Estrela Vésper), Imaeró e Denakê. Imaeró certo dia estava à beira do rio quando olhando o céu viu brilhar intensamente a luz de Tainá-Can, admirou-se com sua beleza e se perdeu de amores por Tainá-Can pedindo-lhe para que ele descesse do céu para casar-se com ela. Imaeró era uma Carajá muito bonita e falou com tanta paixão que Tainá-Can desce do céu em uma noite e acorda Imaeró dizendo que veio para casar com ela, mas para a surpresa de Imaeró tão brilhante estrela ao tomar a forma humana era um velho já enrugado.
Imaeró ao ver aquele velho recusa-se a casar com ele, pois esperava um homem jovem e não um ancião. Sua irmã Denakê compadecida do pobre velho resolve se casar com ele, Tainá-Can então diz que iria trabalhar para alimentar Denakê, pois ela possuía bom coração e no mesmo instante foi para o mato fazer o roçado para plantar, ordenando a Denakê que não o seguisse e ficasse em casa preparando a comida. Como demorava muito Denakê resolve segui-lo e para sua surpresa ao invés de um ancião encarquilhado pela idade encontra um guerreiro Carajá jovem e forte, feliz e surpresa o leva para casa para mostrar a sua família, Imaeró ao ver tão belo jovem o reclama pra si, dizendo que tinha sido ela e não sua irmã Denakê que o tinha invocado no que Tainá-Can responde: “Você não foi capaz de enxergar além do que seus olhos podiam ver, seu amor não era por mim, e sim pelo meu brilho, contudo sua irmã soube me amar mesmo parecendo velho, Denakê será minha esposa. Então a bela índia Imaeró se transformou no Urutau, pássaro que até hoje canta tristemente ao ver Tainá-Can no céu. Quanto a Tainá-Can e Denakê tiveram muitos filhos, ensinaram os Carajás a plantarem a mandioca, o milho e após muitos anos de uma vida feliz ambos subiram ao céu, e até hoje é possível ver Tainá-Can brilhando e uma pequena estrela ao seu lado, a bondosa Denakê.


Essa lenda Carajá traz em si uma lição muito importante, a necessidade de conseguirmos ver através das aparências. Muitas das escolhas erradas que fazemos em nossas vidas fazemos unicamente por não saber identificar a diferença entre essência e aparência. A Natureza tão sábia mãe nos cobriu de exemplos que não sabemos tomar para nós, muitos dos predadores mais perigosos se apresentam de forma muito bela, justamente para atrair a sua presa, como as plantas carnívoras com suas belas cores que tem como único objetivo atrair insetos incautos.
Nem tudo que parece realmente bom aos nossos olhos é o melhor para nós. Salomão, o mais sábio rei que o povo de Israel já teve certa vez disse: "Há caminhos que ao homem parecem bons, mas o seu final é a morte...” Se deixar guiar apenas pela aparência é a maior prova de loucura que uma pessoa pode dar, contudo é o que vivemos todos os dias.
Somos fruto de uma sociedade enferma, louca e extremamente hipócrita, preocupada com uma auto-imagem, mas nem um pouco preocupada com a própria essência. As pessoas não valem mais pelo que são e sim pelo que aparentam, pois como dizem: imagem é tudo. Na Terra das Aparências tudo que é essencial é desprezível e descartável. Relacionamentos de interesse e conveniência, a busca insana pela “forma perfeita” que a mídia vende e que nos leva a uma corrida louca em direção a autodestruição, necessidades artificiais são criadas a cada instante. Fetichismo, hedonismo, individualismo, tudo isso é apenas um reflexo embaçado de uma sociedade que caminha a passos largos para o abismo. Uma sociedade podre, doente, decadente que preocupasse cada vez mais com o que aparenta ser e menos com o que realmente é.

3 comentários:

  1. Meu caro Arcanjo!

    O consumo é tanto para "ter" e esquecem do "ser", a aparência faz parte do "ter" e se corrompem com máscaras, faz parte da dança (não de máscaras), mas do marteking!
    Já o "ser", pura essência, não precisa de nada, seus valores não se esgotam, simplesmente é... mas dá muito trabalho para a maioria em aceitar-se sem rótulos, e o maior tesouro e beleza é ter um interior rico...

    Como sempre caprichou... interessante e lindo!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. As lendas índigenas são tão cheias de lições, conhecia algumas, mas nunca tinha lido essa. Olha, existem pessoas que se encantam com a superficialidade de um caráter e esquecem que o mais bonito está dentro de toda uma essência.

    Seu blog é muito bacana, adorei mesmo. Espero não perder contato, viu?

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir