Pages

Subscribe:

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Causa e Efeito

“Você é a causa do mal, o princípio de tudo, o motivo do caos que você tanto odeia.” Essa afirmação é o trecho de uma música de uma banda de rock cristã chamada Fruto Sagrado e traz em si uma grande verdade. É curioso como na vida temos uma tendência a reclamar quando as coisas não saem como nós esperamos, quando a situação foge do nosso controle ou quando o resultado obtido não é o esperado.
Em situações como esta procuramos um culpado, uma terceira pessoa em quem pôr a culpa, queremos nos eximir de nossa responsabilidade e achar no outro a culpa do nosso aparente fracasso.
É mais conveniente achar no outro a culpa e manter nossa mente “em paz”. Um exemplo prático está no indivíduo que critica a corrupção de nossos governantes no Planalto Central e paga propina ao PM pra não ter a sua habilitação apreendida em uma blitz por exemplo, ou o indivíduo que critica o ladrão que rouba milhões de reais mas se acha esperto por não falar nada quando percebe que recebeu troco a mais no ônibus.
O moralismo e a hipocrisia imperam, não existe diferença do cara que fica com o troco errado para aquele que rouba milhões dos cofres públicos, pelo menos não no ato moral, nós que escalonamos levando em consideração as conseqüências,as mas será que aquele que embolsa os três reais do troco do ônibus e que critica o policial corrupto ou o banqueiro ladrão não faria a mesma coisa se tivesse oportunidade?
Não se trata de natureza humana nem algo metafísico, a questão é tão somente de bom senso, o problema não está no outro, na terceira pessoa, no policial corrupto, no juiz ladrão ou no político desonesto e sim em nós. Se você está imerso no caos provavelmente o maior dos responsáveis, e quiçá o único responsável é você mesmo. Como diria a lei da física – toda ação traz consigo uma reação de igual força e sentido contrário – ou como diz a Bíblia “o que o homem semear ele também vai colher”.


                                     

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Lidando com a Frustração


E então mais uma vez você se encontra diante da mesma situação. Seu lindo castelo desmorona na sua frente e não há nada que você possa fazer pra mudar isso. No começo a dor, a frustração, o desespero, a raiva, tudo amalgamado. Porque? Como? Eu dei o melhor de mim, o melhor não é suficiente? Eu não sou suficiente? Até quando isso vai acontecer?

Depois um sentimento de cansaço enorme, a vontade de mudar radicalmente, se transformar em outra pessoa, afinal – você pensa – não vale a pena ser assim. Muitos realmente mudam alguns não gostam do que se transformam e voltam atrás. Outros se perdem nas dobras e descaminhos que a vida nos apresenta.
Para os que conseguem voltar o terceiro estágio recolher os cacos, o entulho do lindo castelo de cartas que desmoronou e com o que sobrou começar a construir um castelo novo, afinal já dizia algum ilustre desconhecido “o show tem que continuar”. Mas agora você percebe, você lida melhor com a situação do que antes, por que será? A resposta é simples, amadurecimento.
Cada queda, cada crise, cada frustração traz em si uma grande oportunidade de aprender a se tornar um ser humano melhor se você estiver disposto a isso. Certa vez um cara muito, esperto chamado Heráclito de Éfeso disse “não se entra duas vezes no mesmo rio, pois cada vez que você entra o rio não é mais o mesmo e nem você...” esta é uma grande verdade.
Como o aço que é forjado pelo fogo, e precisa do calor ilimitado e do martelo do ferreiro pra atingir todo o seu potencial, assim somos nós. Não to sendo fatalista e nem querendo dizer que temos que aceitar os revezes da vida sem lutar, muito pelo contrário, devemos nos manter firmes e aprender com tudo o que a vida nos apresentar.
As quedas na vida serão inevitáveis, o que vai nos diferenciar não é a forma como lidamos com o sucesso, e sim a forma que agimos diante de um possível fracasso. Poucas coisas na vida são absolutas, e o fracasso com certeza não é uma delas para aqueles que conseguem ler nas entrelinhas deste grande livro chamado vida. Então que fazer quando tudo está confuso? A única coisa plausível de se fazer, continuar... é difícil mas ninguém nunca falou que viver seria fácil...